Eleitores de Olinda que já foi a capital do estado de Pernambuco, voltam as urnas neste domingo (27) para decidir quem vai comandar os destinos da cidade nos próximos 4 anos.
O município tem 300.304 eleitores, como a decisão não foi em primeiro turno os dois mais bem votados disputam o segundo turno. Vinicius saiu do primeiro turno com 80.422 votos, 38,75%. Já a candidata Mirella foi a segunda mais votada com 62.289 votos, 30,02%.
Vinicius (PT) chegou à disputa em segundo turno como o candidato de João Campos e Humberto Costa, já Mirella (PSD) recebeu apoio de Raquel Lyra e Mendonça Filho. Ambos contam com apoio de ministros de Lula, Vinicius de Luciana Santos e Mirella de André de Paula.
A vitória de Vinicius significa vitória de João Campos, em caso de vitória de Mirella aí quem saiu vitoriosa é a governadora Raquel Lyra. Por essa razão o segundo turno das eleições deste ano em Olinda, já é considerada importante tanto para Raquel quanto pra João, ambos estão de olho voltados para 2026.
Quem é Vinícius Castello: Vinícius Nascimento dos Santos, tem 31 anos e é filiado ao PT. Em 2020, foi eleito vereador em Olinda (PE) e, em 2022, se candidatou a deputado estadual de Pernambuco e foi suplente. Declarou R$ 141.000,00 em bens à Justiça Eleitoral. Seu candidata a vice é Celso Muniz Filho (PCdoB).
Quem é Mirella: Mirella Fernanda Bezerra de Almeida, tem 30 anos e é filiada ao PSD, mesmo partido do atual prefeito de Olinda. Nasceu no Recife e não exerceu cargos públicos. Declarou R$ 367.472,00 em bens à Justiça Eleitoral. Seu candidato a vice é Chiquinho (PSD).