Aquicultura: Setor produtivo ganha reforço para expansão em Pernambuco

Em Petrolândia, Adepe realiza primeira reunião da Câmara Setorial Produtiva que passa a concentrar ações para fortalecimento da produção e reúne entes públicos e privado do nosso estado

Um espaço de diálogo e interlocução para fortalecer e promover a aqüicultura no Estado. Este é o intuito da Câmara Setorial de Aquicultura e Pesca de Pernambuco, que reúne entes públicos e privados para debater as principais demandas, desafios e oportunidades do setor. Capitaneada pelo Governo de Pernambuco, por da sua Secretaria de Desenvolvimento (Sdec) e da sua Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe), a Câmara contou com sua primeira reunião ordinária no final da última semana no município de Petrolândia, no Sertão Central. Localizada a 426 km de Recife, a cidade é uma referência na produção regional.

Pernambuco é destaque na aqüicultura nacional, especialmente na criação de tilápia e camarão, sendo a região do Nordeste a maior produtora do Brasil. De acordo com a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM/IBGE) de 2022, o Estado alcançou um valor total de produção de R$ 500 milhões no setor. No mesmo ano, Pernambuco produziu 28,8 milhões de quilos de tilápia, garantindo o 5º lugar no ranking nacional, com 7,06% da produção brasileira e o primeiro no Nordeste.

O município de Jatobá lidera a produção de tilápia no estado, além de Petrolândia, Cabrobó Belém do São Francisco e Salgueiro. Na produção de camarão, o Nordeste é responsável por 99% da carcinicultura brasileira. Goiana é a cidade responsável por produzir 75% do camarão de todo o Estado com cerca de 3,3 mil toneladas.

Entre os temas discutidos no encontro estiveram a apresentação de linhas de crédito pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e pela Cooperativa de Crédito Sicoob, além do detalhamento de serviços oferecidos pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e pela Superintendência Federal de Pesca. Também foram abordados procedimentos de licenciamento ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e questões ligadas à atuação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).

“Os resultados dessa primeira reunião servirão de base para futuras ações e políticas de incentivo ao desenvolvimento sustentável da aquicultura no estado. Estamos muito empolgados em impulsionar o setor que já vem demonstrando sua força por meio de seu crescimento expressivo com destaque nos cenários regional e nacional”, detalhou o diretor de Fomento e Inovação da Adepe, Pedro Neves Holanda.

IN LOCO – Ainda em Petrolândia, a Adepe esteve em associações locais como a Associação Café com Arte, que produz artesanato com insumos vindos da pesca; a Associação dos Aquicultores de Petrolândia, e a Associação dos Criadores de Peixe do Sítio Brejinho de Fora, que possuem qualificação em aquicultura de água doce.

Verifique também

Compesa esclarece sobre falta de água em cidades abastecida com água da adutora do Oeste

Nota à Imprensa A Compesa informa que a Estação Elevatória II do Jacaré, do Sistema …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online