O atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), já é o principal nome das oposições para enfrentar Raquel Lyra em 2026. O jovem gestor da capital pernambucana vem se destacando em varias áreas, inclusive dando demonstrações de que sabe lidar com qualquer situação quando o assunto é política. Tanto que teve muita habilidade para escolher o vice sem causar muitos estragos na base de aliados, levando em consideração que o PT queria indicar o nome para compor chapa com João.
Após o resultado do pleito eleitoral de 6 de outubro onde conseguiu a reeleição com votação histórica, João trabalha com os olhos voltados para a sucessão estadual de 2026. Ele sabe que a tarefa será bem mais árdua que a de 2020 quando enfrentou Marília na disputa pela prefeitura do Recife, para tanto já possível antever o cenário de 2026 com João liderando uma chapa majoritária para agradar todos os públicos. Incluindo personagens que vão do Cais ao Sertão, principalmente com homens e mulheres.
A majoritária a ser liderada por João em 2026 deve ser a mais nova já vista em disputas eleitorais em Pernambuco, ficando com média de idade em torno dos 38,5 anos. Começando pelo João que chega em 2026 com 33 anos de idade, ainda contará com Miguel Coelho que no mesmo ano terá 36 anos, outro com idade baixa é Silvio Costa Filho que chegará em 2026 com 44 anos e por fim, a atual prefeita de Serra Talhada, Marcia Conrado que terá 41 anos de idade em 2026.