Assim como acontece em outros Estados da Federação, Pernambuco vive clima das eleições de 2026, a atual mandatária buscará a reeleição e já sabe quem será seu adversário, o prefeito do Recife. Os dois saíram numericamente empatados quando contabilizados o número de prefeitos eleitos de cada partido, o PSDB da governadora saiu do 1º turno com 31 prefeitos eleitos e o PSB do prefeito do Recife com número igual.
Como se o destino tivesse conspirado para que o embate entre os dois ganhasse mais emoção, cada sigla partidária tem um candidato na mesma cidade para provocar o desempate. Na cidade de Paulista que fica na região Metropolitana do Recife, os eleitores retornam as urnas no próximo domingo para escolher em 2º turno quem vai administrar o município a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
Os dois futuros adversários na disputa pelo Governo de Pernambuco, marcaram presenças na campanha de 2º turno em Paulista. Raquel Lyra levantando a bandeira de seu correligionário o Severino Ramos, nada diferente o prefeito do Recife João Campos abraçou a causa do amigo Junior Matuto. O 2º turno em Paulista será de fato o tira teima, quem vencer no próximo domingo dará a vantagem numérica para Raquel ou João.
Portanto, a disputa pela prefeitura do município de Paulista é entre os candidatos, Junior Matuto (PSB) e Severino Ramos (PSDB). No entanto, a briga é direta entre a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife João Campos. Quem vencer por lá pode comemorar o fato de largar em vantagem para o confronto de 2026, levando em consideração o número de prefeituras conquistada por suas respectivas siglas.