Cinearte Lampião abre suas portas para uma permanente programação de cinema semanal

O CINE ARTE LAMPIÃO abre suas portas para uma permanente programação de cinema semanal, e diariamente, para alunos e visitantes, assim como para o público em geral que prefere assistir aos filmes com temáticas específicas.

A exibição de abertura será com o filme LAMPEÃO, rodado em 1936, com imagens reais de Lampião, captadas pelo sírio-libanês Benjamin Abrahão Botto, nas caatingas da Bahia e Sergipe.

A ideia é que coloquemos um calendário de filmes semanal, com sessões de temas específicos, primando pelas obras pernambucanas e nacionais, realização de festivais nacionais, sessões permanentes de filmes de temas afirmativos, valorizando, sobretudo o cinema arte, o que não está inserido no mercado.

O CINE ARTE LAMPIÃO será um espaço de fruição para a produção regional e nacional, já que o cinema faz parte das ferramentas usadas para a criação de repertório sociocultural, sendo assim, um filme não oferece apenas um momento de prazer, mas também auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico e social já que aborda diferentes temáticas.

Haverá articulação para o envolvimento dos jovens e crianças, até por que o cinema deve despertar e incentivar mais pessoas para produzirem no audiovisual.

🌵 Benjamin Abrahão Botto foi comerciante (mascate) de tecidos e miudezas, além de produtos típicos nordestinos, primeiro em Recife, depois para Juazeiro do Norte, com dois burros (Assanhado e Buril) e um cavalo (de nome Sultão), atraído pela grande frequência de romeiros.

O trabalho de fotografia e filmagem de Lampião e seu bando, empreendido por Abrahão, envolveu também a ABA-Film, produtora situada no Ceará, que cedeu treinamento e parte do equipamento necessário ao projeto.

Abrahão foi secretário do Padre Cícero e conheceu o cangaceiro Lampião, em 1926, quando este foi até Juazeiro do Norte a fim de receber a bênção do célebre vigário e a patente de capitão, para auxiliar na perseguição da Coluna Prestes. Para a realização das filmagens, Abrahão contou com verdadeiro trabalho de aproximação junto ao bando, que fugia do encalço das forças volantes do Estado. O encontro entre o Sírio-Libanês e o Rei do Cangaço aconteceu em 1936.

Serviço:
Cine Arte LAMPIÃO
Museu do Cangaço
Dia 25 de outubro (sexta feira).
Às 10 horas.
ENTRADA GATUITA.

Verifique também

Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria da Boa Vista elege novos conselheiros

O Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria da Boa Vista realizou, nesta sexta-feira (18), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online