Os eleitores do município de Parnamirim, Sertão Central do Estado de Pernambuco, elegeram neste domingo uma mulher para ser vereadora. A única mulher até então a ser eleita vereadora no município sertanejo tinha sido Maria Estelita Carvalho Menezes, isso foi há anos, uma vez que a mesma concorreu no pleito eleitoral do ano de 1996.
Maria Edineuza Lopes Ferreira, natural da cidade de Parnamirim-PE, tem 47 anos de idade e se torna a segunda mulher eleita vereadora da cidade. Ela foi candidata pelo Solidariedade com o número de urna (77888), ao final da apuração foi eleita com 765 votos, a legenda conquistou duas cadeiras na câmara municipal e Edineuza foi a mais votada.
Há 6 eleições seguidas que uma mulher não conquistava uma cadeira no parlamento municipal de Parnamirim, essa sequência foi quebrada com a vitória de Edineuza de Zé Valdo. A partir de 1º de janeiro de 2025 a câmara de vereadores de Parnamirim, ganha um toque feminino nos debates das sessões sobre temas importantes para o município.