Cerca de R$ 1,2 milhão foi investido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas que irão atender associações de produtores e sindicatos de agricultores familiares dos municípios de Jurema, Lajedo, Paranatama, Água Preta e Surubi, em Pernambuco.
As entregas foram promovidas pela Superintendência Regional da Codevasf no Recife como parte das ações de desenvolvimento regional realizadas pela empresa. Os recursos para aquisição do maquinário são oriundos de emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União.
No total, foram entregues sete equipamentos: três tratores agrícolas, sendo dois de 110 cv e um de 75 cv; uma grade aradora; um arado reversível e duas retroescavadeiras. As entidades beneficiadas foram Associação Comunitária São Miguel do Sítio Inocêncio – município de Jurema; Associação Comunitária do Sítio Lagoa de Salobro – Lajedo; Associação de Desenvolvimento Comunitário Santa Clara – Paranatama; Sindicatos dos Agricultores Familiares da Mata Sul de Pernambuco – Água Preta; e, Associação de Desenvolvimento Comunitário do Mimoso – Surubim.
Para o superintendente regional da Codevasf no Recife, Gustavo Melo, ações estratégicas como essas visam à melhoria da qualidade de vida da sociedade e à redução das desigualdades regionais. “Com a mecanização agrícola, poderemos proporcionar diminuição das dificuldades de produção, e assim, contribuir com o desenvolvimento econômico e social, promovendo assistência às comunidades atendidas e garantindo os direitos dos indivíduos e/ou das famílias”.
A Codevasf tem como missão institucional promover o desenvolvimento regional de forma integrada e sustentável nas bacias hidrográficas, contribuindo para redução das desigualdades. Para isso, investe na aquisição e doação de máquinas, implementos, veículos, equipamentos e materiais a entes parceiros — estados, municípios, consórcios de municípios e entidades sem fins lucrativos, como: associações de produtores.
Sobre os equipamentos
O trator agrícola é projetado para tracionar, transportar e fornecer potência para máquinas e implementos agrícolas, sendo usado na aragem, na descompactação do solo quando acoplado com grade a disco e no cultivo de diferentes plantas. As grades aradoras de 14 discos são usadas em propriedades rurais de pequeno e médio porte para preparar o solo antes do plantio de diversas culturas. Os arados são implementos que operam nas camadas iniciais do solo, na qual as plantas irão se desenvolver. A principal função é propiciar ao solo melhores condições de aeração, infiltração, armazenamento de água e homogeneização da fertilidade.
Já as máquinas pesadas da linha amarela — retroescavadeira — são extremamente versáteis e potentes, sendo apropriadas para uso na construção e manutenção de estradas, terraplanagem, escavações, nivelamento de terrenos, espalhamento de materiais diversos, limpeza de área, entre outros.
Codevasf — A Codevasf é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Atua em 2.688 municípios brasileiros localizados em 16 unidades da federação. A Companhia executa políticas públicas voltadas à promoção de desenvolvimento regional com projetos nas áreas de infraestrutura, segurança hídrica, agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas e economia sustentável.
Assessoria de Comunicação da Codevasf