Como acontecem todos os anos, o desfile cívico alegórico de 21 de setembro em comemoração ao aniversário do município de Petrolina é bastante prestigiado, a Avenida Guararapes por onde passa os carros alegóricos e acontecem às apresentações ficou completamente tomada por pessoas. Este ano o tema central foi a ‘Caatinga’, bioma importante para nossa região e que precisa de mais atenção por parte das autoridades.
O prefeito Simão Durando, candidato a reeleição comandou o desfile de um palanque montado próximo à prefeitura municipal. Com ausência de Miguel Coelho, Fernando Filho e Antônio Coelho e mais de uma banda do seu secretariado, o gestor teve que se contentar com as presenças de Fernando Bezerra Coelho e do presidente da câmara de vereadores, Aero Cruz. O público comentava sobre o palanque esvaziado, também o atraso do desfile.
Como se trata de ano eleitoral, os candidatos aproveitaram a quantidade de gente e colocaram suas militâncias nas praças. Desde o início do desfile na Praça das Algarobas até o final na Praça Dom Malam, o que mais se via pelo meio do público era gente entregando propagandas e muitas bandeiras atrapalhando a visão do público. Também foi possível perceber a presença de outros candidatos, ou seja, Simão não estava só.
Em tempo de campanha eleitoral tudo converge para que o tema não seja esquecido, até a ornamentação da festa é vista com olhos voltados para a disputa. As cores da bandeira de Petrolina normalmente predomina na ornamentação da prefeitura municipal, o verde; amarelo e o vermelho. São as cores de campanha dos candidatos Dr. Julio, Lara e Odacy, tem gente que percebeu que faltou o azul de Simão Durando.
Com a sede do Poder Executivo todo enfeitado com as cores da bandeira de Petrolina, aí aparece um engraçadinho e faz um comentário politicamente inteligente. “Rapaz eu acho que o camarada que ornamentou a prefeitura este ano tá é com esse negócio de prenúncio, colocou o verde de Dr. Julio, o amarelo de Lara e o vermelho de Odacy, deixando o azul de Simão de fora. Será que é o que estou pensando?”, brincou o camarada.
É muito bom ver que em meio à beleza das cores e da arte e acima de tudo de muita gente linda, tudo proporcionado por um espetáculo em comemoração ao aniversario da cidade a democracia predomina. Num ano de campanha eleitoral, a festa em comemoração ao aniversario de Petrolina ganha contornos diferenciados. O povo se veste com cores das bandeiras do Brasil, Pernambuco, Petrolina, e dos seus candidatos.