O melhor momento do PT em Pernambuco foi com João Paulo em 2000, quando ele venceu a eleição municipal na Capital do Estado. João Paulo faz uma administração consideravelmente boa e passa a ser peça importante na campanha de Lula em 2002, tanto que o prestígio de João Paulo garante vaga de Humberto na Esplanada dos Ministérios.
O PT de Lula evoluiu para chegar ao poder em 2002, deu passos largos para retornar em 2022. Enquanto isso o PT de Pernambuco só regride e teima em não aprender com os próprios erros, mesmo sabendo que só chegou a algum lugar rebocado pelo PSB. Humberto e Tereza só ocupam espaços no Senado, porque o PSB não foi egoísta como seria o PT.
O PT de Humberto erra tanto que não sabe nem se quer dar prioridades, Lula em Pernambuco priorizaria a eleição de Odacy Amorim em Petrolina. Primero porque Odacy é quem de fato representa o projeto Lula em Petrolina e no Sertão, segundo porque Odacy é garantia de que Lula continuará vivo na memória dos pernambucanos.
O PT de Humberto insiste em confronto com João Campos, erro de amador da política. O PT de Humberto insiste em não dar apoio total a Odacy em Petrolina, segundo erro amador de quem sempre foi carregado nas costas. O PT de Humberto tem que aprender, que João não precisa do PT para se reeleger no Recife. Agora o PT tem que ter consciência de que, o PT de Pernambuco precisa de Odacy pra se manter vivo.