O município de Cabrobó está encravado em pleno Sertão do São Francisco do Estado de Pernambuco, ao longo de seus 96 anos de Reemancipação Política a disputa eleitoral foi entre 2 candidatos na maioria dos pleitos. As eleições de 1976, 1996, 2004 e 2020, tiveram três candidaturas na disputa, sendo que apenas a última todos os candidatos estivam no campo da competitividade.
O pleito eleitoral deste ano parece ser mais um com três registros de candidaturas e apenas duas na disputa, é o que mostra os atos de campanha onde o confronto acontece entre o atual prefeito Galego de Nanai e o médico Dr. Lucas Novaes. O que seria a 3ª via não tem visibilidade alguma, até os familiares do candidato já declararam apoio à candidatura de reeleição do prefeito.
Além do prefeito Galego de Nanai (Avante), que disputa a reeleição e Dr. Lucas Novaes (UB), ainda consta no TSE o registro da candidatura de Mucio Freire (Psol). Mucio foi candidato a prefeito em 2004, pouco tempo após a morte do pai, o ex-prefeito João de Né de Grande. Ele tinha naquele pleito apoio de toda família e de 2 vereadores de mandatos, mesmo assim não conseguiu chegar nem a 6% do total de votos válidos apurados.
Na eleição de 2004 o prefeito eleito foi Eudes Caldas, que obteve naquele pleito 55,23% (8.155 votos). O segundo colocado foi Zé Dilson que tentava a reeleição após assumir o cargo tendo em vista a morte de João, ele saiu do pleito com 38,83% (5.733 votos). Com apoio da família e de 2 vereadores de mandatos, inclusive a Presidente da Câmara Municipal, Mucio conseguiu apenas 853 votos (5,78%) do total de 14.765 votos válidos apurados.