Por: Afonso Lima / Conexão Política
Hoje 06 de janeiro se comema o Dia de Reis, uma data inesquecível para a família do saudoso Professor Simão Amorim Durando, pois no dia 05 de janeiro se comemorava o seu aniversário, mas ele só comemorava no Dia de Reis- 06 de janeiro. Se o professor Simão Amorim Durando estivesse vivo teria completado 90 anos de idade.
O professor Simão Amorim Durando foi um homem simples, amigo solícito em todas as horas, ele que um dia escreveria seu nome na História de Petrolina em letras maiúsculas… Nunca a educação mereceu tanto por parte de um governante. Na sua sensibilidade de mestre, conhecimento maior das causas que atrofiam nosso ensino.
Foram as sementes plantadas de bons frutos, por um bom fruto. Aqueles que foram seus discípulos o enaltecem em todos os momentos. Sabemos que um povo sem cultura é um povo sem raízes, e SIMÃO DURANDO fez da nossa cultura a sua bandeira de luta. SIMÃO DURANDO foi eleito, pelo coração do povo, para ser perfeito mestre da nossa PETROLINA!
Em um breve relato, vamos contar um pouco da história dessa personalidade histórica de Petrolina, o professor Simão Amorim Durando. Era natural de Afrânio (então distrito de Petrolina), nascido em 5 de janeiro de 1936. Filho de Miguel de Lima Durando e Floriana Maria de Amorim Durando. Casado com Josefa Rosalina Rodrigues Durando, com quem teve oito filhos, dentre eles destacamos o prefeito de Petrolina, Simão Durando que leva o seu nome e o ex- vereador Cesar Durando, hoje presidente do Iate Clube de Petrolina.
Vamos lembrar aguns dos grandes feitos que eternizou o professor Simão Amorim Durando, ele dedicou-se de corpo e alma a esta cidade, não apenas enquanto prefeito. Sua gestão valorizou a educação e a cultura nas suas mais diversas linguagens.
Na educação, ele foi professor leigo em Afrânio (aos 14 anos de idade).Em 1955 – Passou a residir em Petrolina, assumindo o cargo de auxiliar da firma J. Ferreira e Cia. (Casa de Barracão). Em 1956 a 1958 – Foi encarregado e balconista do Armazém do Porto. Esse Armazém funcionava onde hoje é a Farmácia Modelo.
Da Exportadora Coelho, José Coelho observava aquele rapazinho que com tanta responsabilidade e competência se incumbia sozinho do Armazém, uma vez que seu proprietário (Anderson Porto), viajava muito, depositava-lhe total confiança. Seu José Coelho, convidou-o então para trabalhar na Exportadora Coelho, com uma proposta melhor. Então, ele foi auxiliar de escritório e, em seguida, com a implantação da Mercedez Benz (ligada à Exportadora Coelho), subgerente de vendas e gerente administrativo até 1973. Nesse ínterim, foi prefeito.
De 1969 a 1972 – Prefeito Municipal de Petrolina.
1973 – Fêz total opção e se dedicava completamente ao magistério (deixa a Exportadora Coelho), através de contrato com a Secretaria de Educação de Pernambuco e passa a ministrar aulas nos Cursos Técnicos de Administração e Secretariado no Ginásio Evangélico Polivalente de Petrolina (hoje, Escola Eduardo Coelho).
Em 1974 – Assume a Direção do Ginásio Evangélico Polivalente, permanecendo nessa função até 1981, já Escola Alfa Polivalente de Petrolina. Em 1976 – Elege-se Vereador (Presidente da Câmara) por Petrolina.
Em 1981 – Assume o cargo de Agente da Previdência Social em Petrolina, ao mesmo tempo em que no turno da noite exercia a função de orientador dos cursos profissionalizantes da Escola Eduardo Coelho.
Em 1981 – Ele se descompatibiliza-se da função de Agente Previdenciário, para candidatar-se a Vice-Prefeito de Petrolina (ao lado de Dr. Augusto de Souza Coelho), continuando nessa função até 1988. Em 1982 – Vice-Prefeito de Petrolina.
Em 1986 – Assume a Direção do SESI/Petrolina, até o dia do seufalecimento, em 17 de junho de 1993, falecendo muito jovem com 57 anos.
Vamos mostrar um pouco sobre sua atuação Social.
•Tesoureiro, Diretor Social e Presidente do Petrolina Clube ( reeleito em todos os cargos ).
•Presidente da Fundação Educacional Eduardo Coelho ( FEEC ).
•Presidente da Sociedade “Amigos da Biblioteca”, pelo Instituto Nacional do Livro.
•Presidente do “Grupo de Trabalho”, criado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, para leitura e interpretação da Lei 5692/81.
•Presidente da “Comissão de Recepção” das festividades de posse do 5° Bispo de Petrolina, D. Geraldo de Andrade Ponte.
•Membro do Diretório da Arena/Petrolina.
•Idealizador, organizador e realizador de diversos eventos cívicos, culturais e religiosos (vindas de autoridades à região) – inaugurações de diversas obras públicas – exposições de artes plásticas – acontecimentos literários e musicais –, inúmeras sessões solenes em homenagem a filhos ilustres de Petrolina, momentos de rara beleza poética, que tanto marcaram a história de nossa terra.
•Cronista do Jornal “O Farol” (crônicas de suas vivências, do seu cotidiano).
Ele tambem foi Destaque Lítero-Cultural da Revista “Com Você – Crônicas Sociais”. Orador de Turmas (1° grau do ginásio de Juazeiro e de sua conclusão de curso superior).
A dedicação a educação, a cultura, a arte, a política e ao povo de Petrolina, justifica plenamente a homenagem que queremos fazer a esse grande homem e ser humano que foi um bom marido, companheiro bom pai, amigo e que toda sua vida dedicada em fazer bem. Assim foi o saudoso Professor Simão Amorim Durando! .. Na sua sensibilidade de mestre, conhecimento maior das causas que atrofiam nosso ensino.
Foram as sementes plantadas de bons frutos, por um bom fruto. Aqueles que foram seus discípulos o enaltecem em todos os momentos. Sabemos que um povo sem cultura é um povo sem raízes, e SIMÃO DURANDO fez da nossa cultura a sua bandeira de luta. SIMÃO DURANDO foi eleito, pelo coração do povo, para ser perfeito mestre da nossa querida PETROLINA.