Na manhã desta quarta-feira (12), em alusão à Semana Nacional de Valorização das Mulheres que fizeram história, a EREFEM Professor Manoel Xavier de Paes Barreto, no Bairro Gercino Coelho, em Petrolina, recebeu a visita da Sargento Larissa, integrante da equipe de Prevenção do 5º BPM. Acompanhada pelo Sargento Rocha, ela compartilhou com os alunos do 9º ano sua trajetória de vida e trabalho, trazendo orientações importantes sobre escolhas e responsabilidades.
Durante sua fala, a Sargento Larissa alertou sobre os perigos das drogas, como álcool, cigarro e, principalmente, o uso do vape, destacando que essas substâncias podem afastar os jovens da realização de seus sonhos. “Vocês podem se tornar o que quiserem, mas não percam o foco”, enfatizou. Ela também reforçou a importância de resistir às más influências para seguir no caminho certo.
O Sargento Rocha, por sua vez, trouxe uma importante reflexão ao citar que “há caminhos que para o homem parecem direitos, mas que ao cabo são caminhos de morte”. Ele destacou a necessidade de fazer boas escolhas, tanto na seleção de amigos quanto na escolha de futuros parceiros(as), pois essas decisões influenciam diretamente o futuro de cada um.
Os alunos do 9º ano participaram ativamente do momento, fazendo questionamentos sobre ocorrências vivenciadas pela Sargento Larissa. O bate-papo gerou muita reflexão entre os presentes, tornando o encontro um momento marcante de aprendizado e conscientização.
O 5º BPM, por meio de sua equipe de Prevenção, reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade, investindo na orientação dos jovens para que façam escolhas conscientes e construam um futuro promissor. A presença dos policiais na escola demonstra a importância do diálogo e da prevenção na formação de cidadãos responsáveis e preparados para os desafios da vida.
Ascom 5ºBPM/PMPE