40 anos da redemocratização do Brasil; 40 anos da morte de Tancredo Neves

Já se passaram 40 anos do fim dos governos do Regime Militar, era o começo de um novo tempo. A redemocratização foi construída graças à luta de brasileiros movidos pela esperança de viver em um país sem censuras, o Brasil precisava de um líder que levasse adiante esse projeto sem derramar uma gota de sangue. O pernambucano Fernando Lyra aponta o mineiro Tancredo Neves como condutor do processo, nasce então o líder que conduziria os brasileiros para o futuro livre.

Primeiro, os brasileiros foram às ruas pedir que os congressistas aprovassem uma Emenda Constitucional que permitia eleições diretas para Presidente da República. O sonho de votar num presidente seria adiado. A Emenda Dante de Oliveira foi rejeitada em 25 de abril de 1984 pela maioria dos Deputados Federais. Agora era dar início à luta para que o próximo Presidente da República fosse um civil, a disputa seria entre um governista do Regime Militar e um autêntico democrático do PMDB.

21 de abril é uma data importante e não apenas para relembrar a luta de Tiradentes, ou para comemorar o aniversário de Brasília, a nossa Capital Federal. 21 de abril é uma data para que cada brasileiro relembre o fim da vida daquele que deu início à redemocratização do Brasil, em 21 de abril de 1985 morreu Tancredo de Almeida Neves, um mineiro que não se curvou à morte para garantir vida com liberdade para seu povo. Há 40 anos, começa no Brasil uma nova fase, a redemocratização veio para ficar.

Tancredo Neves nunca precisou fazer acusações e nem se fazer de vítima, apenas se colocava sempre à disposição da luta em favor da maioria dos brasileiros. Sua história de luta merece respeito e ao mesmo tempo ser lembrada por todos nós, nunca esteve envolvido em práticas duvidosas e muito menos em atos criminosos de corrupção. Que neste 21 de abril de 2025 tenhamos a capacidade de fazer uma reflexão enquanto brasileiros, que a luta iniciada por Tancredo Neves há 40 anos não seja em vão.

Precisamos de um Brasil onde todos os nossos representantes de fato nos representem, com o Poder sendo do Povo, como preconiza a Constituição da República Federativa do Brasil. Que o Presidente da República seja mais brasileiro, com o Congresso Nacional atuando em favor da coletividade nacional. Precisamos de um país democrático com a Justiça fazendo valer o direito de todos, para não termos que relembrar as velhas práticas dos regimes autoritários e que causaram tantas dores. 40 anos da morte de Tancredo Neves; a luta do líder continua viva!

Verifique também

Simão Durando exalta legado de humildade e justiça social do papa Francisco

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Sua Santidade, o Papa …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online