Juazeiro vai sediar, no próximo dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia, a 25ª edição do Concurso de Beleza Transformista Miss Victor Victória. Considerado um dos eventos mais importantes para a comunidade LGBTQIAPN+ e a cena cultural do Vale do São Francisco, o Miss Victor Victória começa às 20h30, no Centro De Cultura João Gilberto, com as atrações: Sayuri, Dica Rios, Duda Baroni e Becca Baroni.
Durante o concurso, será homenageado o cantor, compositor, ator e performer juazeirense, Edy Star, falecido no último dia 24 de abril, em São Paulo, aos 87 anos. Primeiro artista brasileiro a se assumir gay e um dos precursores do movimento em Juazeiro, Edy Star participou em duas edições do Miss Victor Victória.
Declarado Patrimônio Imaterial da cidade, por meio de um projeto do legislativo municipal do vereador Dionísio Gomes, o evento pioneiro, criado em 1991 pelo produtor cultural Geraldo Pontes, se tornou um espaço de representatividade, promovendo identidade, autoestima e visibilidade para artistas transformistas da região.
“O concurso, que integra oficialmente o calendário cultural de Juazeiro, abre portas para as diferenças, quebra preconceitos e ajuda na formação de plateia para a arte transformista. Ao longo dos anos, trouxe referências como Rogéria Valéria, Jane Di Castro, Isabelita dos Patins, Elke Maravilha e muitas outras”, ressalta Pontes.
Ao longo das 25 edições, o concurso também serviu como trampolim para diversos artistas que ganharam destaque nacional. Andrea Ferraz, por exemplo, venceu o Miss Victor Victória, conquistou o título de Miss Bahia e chegou ao Miss Brasil Gay. Nicole, outra ex-vencedora, alcançou o título de Miss Trans São Paulo. Além disso, muitas ex-participantes se destacaram profissionalmente como cabeleireiras, estilistas e maquiadoras.
Ingressos antecipados 50,00 no Ballet Geraldo Pontes
Na bilheteria do teatro
Inteira 100,00
CLAS Comunicação & Marketing