2026 no radar político de prefeitos do Estado de Pernambuco

Inevitavelmente as eleições estaduais de 2026 entram na discussão do debate eleitoral de 2024, principalmente porque muitos prefeitos trabalham a ideia de ser um dos postulantes a cargos no pleito de 2026. Na eleição passada, em 2022, a disputa pelo Governo do Estado teve três ex-prefeitos, isso mostra o apetite de gestores municipais na busca por espaços maiores na política do Estado de Pernambuco.

Atual prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB), além de ser de família tradicional da política tem nome cotado para assumir posição de líder no Estado. Ele já é visto como nome certo na disputa pelo Governo do Estado em 2026. João trabalha com a ideia de ser reeleito no primeiro turno com expressiva votação, com isso ganhar musculatura pra chegar em 2026 como potencial adversário de Raquel Lyra.

Pelo menos quatro prefeitos de municípios do Sertão e que estão no segundo mandato estão com os olhos voltados para 2026, duas mulheres de municípios pequenos e dois homens de municípios de médio porte no Sertão. Além desses há mais dois prefeitos de primeiro mandato com o mesmo pensamento de João, vencer bem as eleições de 2024 para sair fortalecido do pleito e ser visto como potencial nome para 2026.

Raimundo Pimentel atual prefeito de Araripina e Ricardo Ramos de Ouricuri, municípios importantes do Sertão do Araripe trabalham com essa ideia. Tanto Pimentel quanto Ricardo, têm nomes especulados para disputar mandato de Deputado Federal em 2026. Eles enfrentam dificuldades em seus respectivos municípios nas eleições, se não conseguirem fazer sucessor pode comprometer sonhos futuros.

Duas mulheres vão se despedir dos mandatos de prefeita em 1º de janeiro de 2025, elas tem como objetivo entrar na disputa por uma vaga de Deputada Estadual. Josimara de Dormentes e Eliane de Santa Cruz, são nomes ventilados como potenciais candidatas em 2026. Josimara chega em 2024 com o privilégio de ter sua ungida como candidata única, já Eliane de eleger alguém de sua inteira confiança.

Outros dois nomes repercutem bastante na política sertaneja, Galego de Nanai em Cabrobó e Márcia Conrado em Serra Talhada. Ambos estrearam na política em 2020, venceram e vem realizando ótimos mandatos. Se confirmando o que vem sendo expectativa, de ambos serem reeleitos com facilidade isso os credencia para entrarem na disputa de 2026. Há quem diga que Márcia almeja uma vaga no Senado, já Galego deve disputar uma na Alepe.

Verifique também

2º turno em São Paulo sem Boulos pode ser visto como derrota do presidente Lula

Os mais recentes levantamentos realizados pelos institutos de pesquisas eleitorais, apontam acirramento na disputa pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *