Polarização nacional deve refletir em grande parte dos municípios brasileiros nas eleições deste ano

0

Números de uma pesquisa conduzida pela Atlas Intel, divulgada no início do mês de março deste ano, reforça a percepção de uma intensa polarização no cenário político das eleições municipais. Segundo o levantamento cerca de 39,1% dos eleitores manifestaram preferência por candidatos alinhados ao ex-presidente Bolsonaro, enquanto 37,8% optaram por nomes vinculados ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Basta dar uma olhada no cenário eleitoral da maior capital do Brasil, em dezembro do ano passado o pré-candidato do presidente Lula estava liderando com 29,5% das intenções de voto, seguido pelo atual prefeito Ricardo Nunes com apenas 18%. Agora com a clareza de quem é quem na corrida pela prefeitura de São Paulo, o mais recente levantamento aponta liderança de Nunes com 32% e na sequência Boulos com 30,1%.

Resta saber se a polarização nacional surtirá efeito em municípios do Nordeste, onde ampla maioria dos eleitores ainda são defensores do governo petista. Em Petrolina, por exemplo, o grupo político do atual prefeito, sob a liderança do candidato a governador Miguel coelho, aderiu à candidatura de Bolsonaro no segundo turno. Ponto que pode ser amplamente utilizado pelos candidatos opositores ao prefeito Simão Durando.

Outros municípios que vão buscar na polarização nacional argumentos para enriquecer a disputa local são Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, onde a oposição com pré-candidaturas do PT já definidas vão tentar tirar proveito da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O que seria estrategicamente necessário na campanha de cada um deles, com isso atrair para suas candidaturas a boa aceitação do presidente Lula.

Nesses dois municípios do sertão pernambucano, o partido do presidente Lula vai ter candidaturas próprias. Em Santa Maria da Boa Vista, o prefeito George Duarte é filiado ao PP, partido que faz parte da base de apoio do governo federal no Congresso Nacional. O mesmo acontece em Lagoa Grande, o candidato governista o empresário Jorge Garziera, está filiado ao MDB outro partido que apoia o governo federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome