Muitas pessoas passam pela Avenida Cardoso de Sá, em Petrolina, e não sabem o nome da estátua que existe na rotatória da entrada da Cidade Universitária. O Monumento se chama ‘Apóstolo São João Batista do Apocalipse’ e homenageia o apóstolo João, autor do livro bíblico Apocalipse. Uma obra que se destaca como símbolo de amizade, espiritualidade e cooperação entre os povos.
O monumento mede 3,5 metros e foi esculpido em bronze por Deocleciano Martins de Oliveira. O artista fez os 12 apóstolos e presenteou as cidades ribeirinhas próximas ao Rio São Francisco, com intuito de levar sorte para os municípios. A cidade de Juazeiro, Bahia, recebeu duas estátuas: João Batista e Tiago, que segundo a Bíblia eram irmãos. Por considerar Petrolina uma cidade irmã, o escultor resolveu presentear a cidade com a de São João Batista do Apocalipse.
A estátua foi criada para representar a força da mensagem cristã e a importância da amizade entre as duas cidades. A imponente figura de São João Batista segurando a Bíblia com firmeza, simboliza a renovação, o despertar da fé e a busca pela paz interior. Além de sua relevância religiosa, a obra carrega um profundo significado social, representando a união entre diferentes grupos e denominações da cidade.
O Monumento Apóstolo São João Batista do Apocalipse de Petrolina é, sem dúvida, um elo entre o passado, o presente e o futuro da cidade, inspirando todos aqueles que o visitam a refletirem sobre o poder da amizade e da fé.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação