Nas eleições de 2022 foram eleitos apenas 5 deputados estaduais e 3 federais no Sertão de Pernambuco, Antônio Coelho de Petrolina; Socorro Pimentel de Araripina, Kaio Maniçoba, Rodrigo Novaes e Fabrizio Ferraz, esses últimos três da cidade de Floresta. O deputado estadual, Rodrigo Novaes renunciou para assumir cargo no Tribunal de Contas (TCE-PE). Para a Câmara Federal, Waldemar Oliveira de Serra Talhada; Lucas Ramos e Fernando Filho de Petrolina.
As urnas de 2024 revelaram novas lideranças e com potencial para fazerem diferença já em 2026, é o caso dos prefeitos reeleitos de Cabrobó e de Serra Talhada. Entram na lista de possíveis candidatos, os prefeitos atuais de segundo mandato das cidades de Araripina, Santa Cruz, Exu e Dormentes. No caso de Raimundo Pimentel de Araripina, este entraria na disputa por uma vaga para a Câmara dos Deputados em dobradinha com sua esposa, Socorro Pimentel que é deputada estadual.
Galego de Nanai já vem sendo visto como a grande revelação da política sertaneja desde 2020, com a expressiva votação de quase 70% dos votos à reeleição em 2024, apenas colocou seu nome na lista de potenciais candidatos para o pleito de 2026. Nesse caso o nome de Galego de Nanai seria uma aposta do Avante, que chegaria em 2026 com reais possiblidades de fazer até 3 deputados estaduais sob a liderança de Sebastião Oliveira.
Além de Eliane Soares atual prefeita de Santa Cruz, Josimara Cavalcante atual prefeita de Dormentes e de Marcia Conrado, prefeita reeleita de Serra Talhada, o time das mulheres ganhou reforço com a entrada de Lara Cavalcanti na politica. Lara Cavalcanti disputou a prefeitura de Petrolina este ano e obteve ótima votação, saiu muito bem das urnas e seu nome é visto como aposta certa do PL de Bolsonaro na disputa em 2026.