A decisão de Lula já foi tomada e Nísia vai mesmo deixar a pasta, Alexandre Padilha será seu substituto
O Brasil inteiro já está sabendo a muito tempo que a ministra Nísia Trindade não consegue fazer a máquina moer, olha que na saúde basta uma campanha de vacinação bem feita para a pasta ganhar repercussão. Nísia ganhou espaço no governo Lula 3, com apoio de correligionários a exemplo do próprio Alexandre Padilha.
A insatisfação com a ministra já é generalizada, nem dentro do governo Nísia tem apoio. A passagem de Nísia pelo Ministério da Saúde lembra um pouco o primeiro governo de Lula, quando o pernambucano Humberto Costa esteve a frente da pasta e teve que deixar por conta de denúncias. Humberto saiu sem ter se quer, solidariedade de aliados.
A ministra participou de solenidade no Palácio do Alvorada nesta terça-feira (25), ao discursar ela fez vários agradecimentos e muitos viram como uma despedida. Lula não quis falar sobre o assunto, mesmo sendo questionado por repórteres. Não estiveram no evento nem o ministro Padilha e nem Rui Costa, os dois são defensores que Nísia continuasse a frente da pasta.
Ao tempo que Lula mexe com uma pasta tão importante politicamente para o governo, ele dar uma resposta aos insaciáveis aliados integrantes de partidos do centrão. Lula já fez a escolha do substituto de Nísia, será Alexandre Padilha. Lembrando que o centrão estava de olho no Ministério da Saúde, Lula antecipa Padilha e evita desgaste com aliados no Congresso.