Hospital Dom Tomás Participa de Iniciativa para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco

Na próxima segunda-feira (23/09), será lançado o curso “Formação para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco: da Suspeição ao Centro de Referência”, uma ação fundamental para acelerar o diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com suspeita de câncer. O curso, inicialmente voltado para profissionais da Atenção Básica de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento da GERES 1 (Região Metropolitana de Recife), visa preparar 588 profissionais de saúde para a detecção precoce da doença. O evento de lançamento ocorrerá no Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, às 14h30.

O Hospital Dom Tomás, reconhecido por sua atuação na oncologia pediátrica, é membro ativo do Comitê Estratégico para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil em Pernambuco, sendo uma das instituições-chave na articulação dessa iniciativa. O comitê foi instituído para apoiar o Estado de Pernambuco na definição do fluxo de encaminhamento de crianças e adolescentes para diagnóstico e tratamento do câncer. Além disso, o comitê desenvolve propostas para fortalecer essa estratégia, com a participação de hospitais de referência, organizações da sociedade civil e agências de saúde pública.

Para a Dra. Michele Viana, oncologista pediátrica do Hospital Dom Tomás, em Petrolina, no Sertão do São Francisco, “Essa iniciativa é um marco na construção de uma rede mais eficiente e integrada para o tratamento do câncer infantil, garantindo mais rapidez no diagnóstico e, consequentemente, maior chance de cura para os nossos pacientes.

A iniciativa, articulada pelo Instituto Desiderata e parceiros, faz parte da Estratégia de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco. Ela busca capacitar profissionais de saúde, otimizar o encaminhamento de casos suspeitos para centros de tratamento e monitorar os resultados dos encaminhamentos.

O Hospital Dom Tomás, que há anos se dedica ao cuidado oncológico infantil, reforça seu compromisso com a causa ao participar desse projeto. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 7.930 novos casos de câncer infantojuvenil por ano entre 2023 e 2025, sendo 410 casos previstos para Pernambuco. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade infantil por câncer, a principal causa de óbito por doença em crianças e adolescentes no país.

Com uma parceria sólida entre instituições de saúde, organizações civis e governamentais, Pernambuco avança na criação de um fluxo mais eficiente para o diagnóstico e tratamento do câncer infantojuvenil, garantindo mais vidas salvas e maior equidade no cuidado oncológico infantil.

Sobre o Instituto Desiderata: Fundado em 2003, o Instituto Desiderata é uma OSCIP que trabalha em parceria com gestores públicos e organizações para promover o diagnóstico precoce e o cuidado de crianças e adolescentes com câncer, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Verifique também

Atenção! Chave de um HB20 perdida em Cabrobó

Chave de um veículo HB20 perdida no Bairro Santa Rita em Cabrobó. Quem encontrou ou encontrar, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online