Festa junina: confira os 5 itens mais licitados pelas prefeituras para as festividades de São João

Portal de Compras Públicas lista ranking de produtos e serviços mais buscados pelos governos nesta época do ano; entre eles está uma estrutura para a famosa fogueira do santo

Por: PinePR

Depois de movimentar mais de R$ 6 bilhões, segundo dados do Ministério do Turismo, as festas juninas voltam ao radar dos municípios brasileiros. Muito fortes nas Regiões Nordeste e Norte, elas se espalharam pelo país e tornaram-se um grande negócio nos principais centros urbanos, movimentando significativamente a economia local e regional.

Com um grande potencial de negócio para pequenos e médios empreendedores, as festas juninas também entram na mira das contratações públicas. Afinal, as festividades precisam acontecer e há a necessidade de disponibilização de estrutura para tal. “Além da estrutura, os entes públicos necessitam de vários outros serviços para essas ocasiões, tais como locação de palco, iluminação, decoração, músicos, bailarinos, seguranças e, em muitos casos, até as comidas típicas”, explica Leonardo Ladeira, CEO e cofundador do Portal de Compras Públicas, govtech que conecta a iniciativa privada às necessidades de compras dos entes públicos.

Pensando em mostrar ao mercado que qualquer empreendedor pode se tornar um fornecedor do governo, desde que siga as instruções estabelecidas em edital, a govtech elenca uma lista com 5 itens já licitados pelos municípios para as festas de São João. Veja a seguir:

  1. Locação de estrutura para a festa junina: O primeiro passo para a realização de um evento deste porte é a locação da estrutura. Por mais que seja em um espaço público, a prefeitura precisa contratar uma empresa responsável pela montagem do palco e dos demais espaços que serão utilizados.
  2. Iluminação: Assim como a parte estrutural, a iluminação também é fundamental. Especialmente se é um evento que pretende ter ações noturnas.
  3. Decoração: Muitas prefeituras também abrem processos para a contratação de empresas que possam fazer a decoração temática desses eventos. No caso das festas juninas, elas ficam responsáveis por toda a parte visual, como a decoração de mesas e enfeites temáticos como bandeirinhas pela cidade e afins.
  4. Fogueira: Até mesmo a fogueira de São João precisa ser licitada. Em alguns casos, municípios abrem processos de contratação de empresas parceiras que possam ficar responsáveis pela construção da estrutura da fogueira.
  5. Músicos e bailarinos: A presença de artistas, shows e danças temáticas, em muitos casos, também passam por um processo de contratação. Isso porque o município precisa prestar contas

“Além das festas juninas, cada município conta com ações e festividades próprias. Então são oportunidades que devem ser observadas pelos empreendedores que desejam se tornar fornecedores de produtos ou serviços para os governos”, sinaliza Ladeira.

SOBRE O PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS: O Portal de Compras Públicas é uma govtech pioneira que surgiu para unir o setor privado às necessidades de aquisições dos entes públicos. Por meio de um marketplace de licitações, a empresa facilita o acesso a oportunidades de negócios do setor público, promovendo uma maior eficiência e transparência nas compras governamentais. Ao transformar essa relação entre comprador e fornecedor, a govtech consegue promover uma economicidade de 28% aos cofres públicos e uma agilidade de até 76% nos processos e licitações. Saiba mais clicando aqui.

Verifique também

ASSERPE esclarece veículos sobre legislação eleitoral e radiodifusão

A ASSERPE, em parceria com a ABERT e o Instituto Ação promovem nesta quinta-feira, dia …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *