Expectativas para a Black Friday de 2024 impulsionam o comércio em Pernambuco

Crescimento de 15,4% nas vendas e aumento nas contratações reforçam a importância da data para o setor

A Black Friday de 2024 desperta otimismo entre os empresários do comércio e serviços em Pernambuco, consolidando-se como uma das datas mais relevantes para o varejo ao longo do ano. Em parceria com o Sebrae, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), realizou pesquisa de opinião sobre as expectativas no comércio e varejo para a data no Estado. Espera-se um aumento de 15,4% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento indica também que 25,8% dos empresários do varejo pretendem contratar temporários para atender à demanda crescente, enquanto no setor de alimentação, 13% dos empresários preveem novas contratações.

Estimativa de variação das vendas na Black Friday

Os fatores que motivam essas expectativas positivas incluem o bom desempenho das estratégias de vendas, a recuperação da confiança do consumidor e um mercado de trabalho em recuperação.

Para potencializar as vendas durante a Black Friday, os empresários apostam em ações como a ampliação dos horários de funcionamento, facilitação nas formas de pagamento, treinamentos e qualificação da equipe, além de promoções que atraiam o consumidor para aproveitar os descontos.

Do lado dos consumidores, 37,4% indicaram que pretendem realizar compras nesta Black Friday, principalmente motivados pela possibilidade de preços mais baixos (62,4%), pela antecipação de compras para o Natal e Réveillon (31,8%) e pela oportunidade de adquirir produtos desejados há tempos (30,4%). Os locais preferidos para essas compras são o comércio tradicional (43,1%), shoppings (42%) e e-commerce (37,6%).

As formas de pagamento também revelam a preferência dos consumidores: 58,7% planejam realizar compras a prazo (por cartão de crédito, crediário ou boleto parcelado), enquanto 24,1% optam por pagamento à vista (por meio de dinheiro, pix, cartão de débito ou boleto à vista), e 17,2% pretendem combinar diferentes formas de pagamento (a prazo e à vista). Entre os itens mais procurados estão roupas e acessórios (43%), calçados (28,3%) e eletrodomésticos (fogões, geladeiras, cafeterias etc) (20,2%), mostrando a intenção de consumo em itens variados.

Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio-PE, destacou que a Black Friday de 2024 será bastante positiva para os empresários. “A intenção de compra e a expectativa de alta nas vendas mostram que o comércio está preparado para aproveitar essa oportunidade, com estratégias que respondem às necessidades dos consumidores e fortalecem a economia local”, destacou.

“A diversidade de locais e formas de pagamento reflete um consumidor que busca flexibilidade e conveniência. Com a recuperação gradual da renda e as estratégias de promoção adequadas, a Black Friday de 2024 tem potencial para ser um bom momento de vendas do ano para o comércio pernambucano”, afirmou o economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima.

Verifique também

Vereador Rony Russo garante água encanada para famílias do Morro de Nossa Senhora da Conceição em Cabrobó

Após mais de quatro anos de espera, os moradores do Morro de Nossa Senhora da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online