Petrolina Turismo




Expectativas para a Black Friday de 2024 impulsionam o comércio em Pernambuco

Crescimento de 15,4% nas vendas e aumento nas contratações reforçam a importância da data para o setor

A Black Friday de 2024 desperta otimismo entre os empresários do comércio e serviços em Pernambuco, consolidando-se como uma das datas mais relevantes para o varejo ao longo do ano. Em parceria com o Sebrae, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), realizou pesquisa de opinião sobre as expectativas no comércio e varejo para a data no Estado. Espera-se um aumento de 15,4% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior. O levantamento indica também que 25,8% dos empresários do varejo pretendem contratar temporários para atender à demanda crescente, enquanto no setor de alimentação, 13% dos empresários preveem novas contratações.

Estimativa de variação das vendas na Black Friday

Os fatores que motivam essas expectativas positivas incluem o bom desempenho das estratégias de vendas, a recuperação da confiança do consumidor e um mercado de trabalho em recuperação.

Para potencializar as vendas durante a Black Friday, os empresários apostam em ações como a ampliação dos horários de funcionamento, facilitação nas formas de pagamento, treinamentos e qualificação da equipe, além de promoções que atraiam o consumidor para aproveitar os descontos.

Do lado dos consumidores, 37,4% indicaram que pretendem realizar compras nesta Black Friday, principalmente motivados pela possibilidade de preços mais baixos (62,4%), pela antecipação de compras para o Natal e Réveillon (31,8%) e pela oportunidade de adquirir produtos desejados há tempos (30,4%). Os locais preferidos para essas compras são o comércio tradicional (43,1%), shoppings (42%) e e-commerce (37,6%).

As formas de pagamento também revelam a preferência dos consumidores: 58,7% planejam realizar compras a prazo (por cartão de crédito, crediário ou boleto parcelado), enquanto 24,1% optam por pagamento à vista (por meio de dinheiro, pix, cartão de débito ou boleto à vista), e 17,2% pretendem combinar diferentes formas de pagamento (a prazo e à vista). Entre os itens mais procurados estão roupas e acessórios (43%), calçados (28,3%) e eletrodomésticos (fogões, geladeiras, cafeterias etc) (20,2%), mostrando a intenção de consumo em itens variados.

Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio-PE, destacou que a Black Friday de 2024 será bastante positiva para os empresários. “A intenção de compra e a expectativa de alta nas vendas mostram que o comércio está preparado para aproveitar essa oportunidade, com estratégias que respondem às necessidades dos consumidores e fortalecem a economia local”, destacou.

“A diversidade de locais e formas de pagamento reflete um consumidor que busca flexibilidade e conveniência. Com a recuperação gradual da renda e as estratégias de promoção adequadas, a Black Friday de 2024 tem potencial para ser um bom momento de vendas do ano para o comércio pernambucano”, afirmou o economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima.

Verifique também

Homem é morto pelo irmão após discussão amorosa em São José do Belmonte

Um homem foi morto pelo próprio irmão no município de São José do Belmonte, no Sertão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online