Eleições municipais e redução do número de homicídios no Estado repercutem no Plenário

Análises e balanços das eleições 2024 pautaram pronunciamentos na reunião plenária desta quarta. O deputado Joãozinho Tenório, do PRD, fez um balanço da atuação da governadora Raquel Lyra nas disputas. O parlamentar destacou a eleição de trinta e dois prefeitos e prefeitas correligionários da chefe do executivo estadual, dando ênfase ao município de Caruaru, que reelegeu Rodrigo Pinheiro, do PSDB. O deputado disse ainda que o grupo político da governadora se fortaleceu também com  a eleição de outros aliados em municípios como São Joaquim do Belmonte, Camocim de São Félix, Cachoeirinha, Salgueiro, Bezerros, Jaboatão dos Guararapes, Santa Cruz do Capibaribe, Arcoverde e Carpina. “Depois de um ano e meio de muito trabalho, Raquel mostra sua força política como cabo eleitoral, uma das mais importantes do Estado, unindo entregas governamentais e costuras partidárias.”

Já Sileno Guedes, do PSB, que faz oposição ao Governo Raquel Lyra, classificou a performance eleitoral da governadora como “o pior desempenho de um líder político que ocupa o Palácio do Campo das Princesas”. De acordo com o parlamentar, dos anos dois mil até hoje, nenhum governador teve um  desempenho tão acanhado em eleições municipais Ele citou a eleição no Recife, onde o candidato Daniel Coelho, do PSD, apoiado pela governadora, ficou em quarto lugar na disputa, perdendo para o prefeito João Campos, do PSB, reeleito com 78,11% dos votos válidos. “O prefeito João Campos se torna e se consolida a maior liderança do nosso partido em nível nacional, e se torna e se consolida como a maior liderança política a nível nacional.” 

Para João Paulo, do PT, apesar das eleições deste ano ainda apresentarem reflexos do que chamou de “contaminação do eleitorado pelo pensamento da extrema direita”, a esquerda conseguiu ter um bom desempenho. O deputado destacou a eleição de seis prefeitos e 125 vereadores e vereadoras do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco. O parlamentar também ponderou que é preciso aguardar os resultados do segundo turno em São Paulo e cidades como Fortaleza e Porto Alegre para ter um quadro mais preciso do desempenho dos partidos de esquerda no País. Por fim, ressaltou que as vitórias de João Campos, no Recife, e de prefeituras conquistadas com o apoio de Raquel Lyra, podem ajudar no combate à extrema direita. “A manutenção da democracia em nosso país, ameaçada nos anos de Bolsonaro, inclusive com uma tentativa de golpe de estado, deverá se manter como grande desafio a ser enfrentado pelas forças de esquerda.

Renato Antunes, do PL, considerou que a direita foi a vencedora das eleições. Para ele, o Brasil hoje tem uma nova configuração pela capacidade de liderança de Bolsonaro e pela incompetência de gestão da extrema esquerda. Ele ressaltou o crescimento da direita no Nordeste, inclusive no Recife. “Tenho certeza que a direita, não extrema-direita, a direita: a direita consciente, a direita liberal, conservadora vai exercer seu papel democrático nessa eleição, mas sobretudo na gestão, fiscalizando e cooperando para que Recife e Pernambuco e o Brasil possam crescer.

O parlamentar ainda parabenizou a governadora Raquel Lyra pelos resultados obtidos nos pleitos municipais. Na mesma linha, Antônio Moraes, do PP, enalteceu a eleição de prefeituráveis da base de apoio ao Governo Raquel Lyra, em municípios como Aliança, Goiana, Macaparana, São Vicente Férrer, Itambé, Condado, Carpina, Paudalho, Vicência e Nazaré da Mata. “Dizer aqui e reafirmar que a governadora tem demonstrado aí essa luta e esse trabalho incansável de avançar nos municípios pernambucanos. E a gente tem procurado, junto com todos os prefeitos e prefeitas eleitos no último pleito, entender as dificuldades dos municípios.”

O deputado Sileno Guedes criticou o Governo do Estado por não utilizar a estrutura escolar construída no município de Lagoa de Itaenga, da Mata Norte. Segundo o parlamentar, o prédio, concluído em 2022 — ainda na gestão Paulo Câmara —, deveria abrigar a Escola de Referência em Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa. Esse governo tem muita dificuldade em reconhecer que o que está sendo entregue foi deixado pronto pelo outro governo. Talvez falte a visão de Estado. Talvez falte a visão de continuidade administrativa. Talvez esteja presente aquela visão paternalista que ‘o Estado sou eu’.

Em resposta, Renato Antunes salientou que, apesar das gestões anteriores terem construído escolas, muitas delas não puderam ser inauguradas por não terem uma subestação de energia. “Muitas vezes o gestor faz o orçamento, constrói uma escola, deixa ela pronta e bonitinha mas a mesma não pode ser inaugurada, porque lá não tem subestação. Porque o governo anterior não teve esse cuidado de fazer gestão junto à Neoenergia para programar, para planejar o crescimento da rede de forma ordenada.

Socorro Pimentel, do União, elogiou o Governo Raquel Lyra pela redução de 19,3% no número de homicídios em Pernambuco em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. A parlamentar ressaltou o impacto positivo da política de segurança na vida das famílias pernambucanas. “Essa conquista não é apenas um número. É um reflexo de vidas que foram poupadas e de famílias que podem respirar aliviadas. Quero parabenizar a governadora Raquel Lyra pelo compromisso e pelas ações efetivas, que vêm resultando nessa queda contínua, já que este é o quinto mês consecutivo de redução nas mortes violentas intencionais em todo o nosso Estado.

A deputada também destacou a redução no número de feminicídios em Pernambuco.

Verifique também

Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa

Estudo Inside Audio 2024 feito pela Kantar IBOPE Media aponta que 69% dos ouvintes gostam …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online