Codevasf investe R$ 15,2 milhões na pavimentação de vias de municípios do Agreste e Zona da Mata, em Pernambuco 

O Governo Federal, por meio da Superintendência Regional da Codevasf no Recife, investe cerca de R$ 15,2 milhões na pavimentação de vias dos municípios pernambucanos de Garanhuns, Lajedo, Escada e São José da Coroa Grande. Aproximadamente 260 mil pessoas serão beneficiadas. Os recursos investidos são oriundos do Orçamento Geral da União e repassados à Companhia via emendas parlamentares. As obras são realizadas em parceria com as Prefeituras Municipais.

Em Garanhuns e Lajedo, na região do Agreste Pernambucano, as obras são de pavimentação asfáltica com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). Em Garanhuns, as obras são executadas nos bairros Boa Vista, Cohab II, Cohab III, Jardim Petrópolis, Loteamento Ana Izabel, Parque Fênix e Vila do Quartel. Em Lajedo, ruas dos bairros Antônio Dourados, Centro e Distrito Olho D’Água estão recebendo a melhoria.

A pavimentação com CBUQ tem vantagens, como maior resistência para o tráfego de veículos; melhor aderência dos pneus; boa impermeabilidade e alta durabilidade, que em conjunto, melhoram as condições de segurança para quem transita por essas vias.

O superintendente regional da Codevasf no Recife, Gustavo Melo, destaca que essas obras diminuem carências de infraestrutura, permitindo a promoção do desenvolvimento regional a partir da oferta de melhor acessibilidade. “A pavimentação asfáltica com CBUQ é o revestimento asfáltico mais utilizado para pavimentação de ruas e rodovias no Brasil, gerando assim qualidade de vida para população, pois melhora a trafegabilidade de veículos e pedestres”, explica.

Nos municípios de Escada e São José da Coroa Grande, na Zona da Mata de Pernambuco, as obras são de pavimentação em bloco intertravado de concreto. Em Escada, estão sendo atendidos os bairros de Jaguaribe, Maracujá, Frexeiras, Riacho do Navio, Bela Vista e Viradouro. Já em São José da Coroa Grande, serão beneficiadas as comunidades de Gameleira e Sitio Cunha.

O piso intertravado, também conhecido como bloquetes e pavers, é uma peça pré-moldada de concreto feita em diferentes formas, cores e texturas. A principal característica é o encaixe de uma peça com as outras, formando espécie de quebra-cabeça.

Os serviços de melhoria de infraestrutura urbana fazem parte das ações promovidas pela Codevasf, seja diretamente ou por meio de convênios com os poderes públicos local e estadual. Entre as iniciativas estão calçamento e pavimentação de vias públicas; implementação e manutenção de estradas vicinais; além de construção de pontes e passagens molhadas.

Assessoria de Comunicação da Codevasf

Verifique também

Aeroporto de Petrolina movimentou mais de 500 mil passageiros em 2024

Segundo a CCR Aeroportos, que administra o terminal, aumento foi de 6% em comparação ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online