‘Sem dente e ainda negro’: Lula criticou foto usada por governo e pediu para ‘jogarem fora’

Na declaração, o presidente chegou a perguntar a membros do governo se achavam bonito colocar um homem negro sem dentes em um material publicitário governamental

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a foto de um homem negro usada pelo governo federal em uma campanha publicitária que seria apresentada na Alemanha.

Na declaração feita na última quinta-feira (21), em um evento em Sorocaba, São Paulo, Lula disse que a fotografia mostrava um ‘senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca’ e considerou como preconceituoso o uso da imagem do homem numa propaganda nacional.

Fala do presidente levou a expressão ‘Lula racista’ ao trend topics da rede social X

Uma fala do presidente Lula (PT) revelando que ele reprovou uma foto de um homem negro e sem dentes em uma revista institucional de seu governo anterior levou o tema “Lula racista” aos assuntos do momento na rede social X, neste sábado (23). A declaração foi dada durante evento do programa Brasil Sorridente, em Sorocaba, na quinta-feira (21).

O chefe do governo brasileiro justificava a criação do programa de assistência odontológica, quando disse ter dado uma bronca em um ex-ministro do Desenvolvimento Agrário pelo uso de uma foto com um negro banguela para divulgar o Brasil em um congresso do setor rural na Alemanha.

Ele narra que seu ex-ministro fez uma revista “maravilhosa” e resolveu colocar uma página com uma “senhora bonitona” que deveria ser filha de italiana ou de alemão, no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, com a bochecha bem vermelha, sorrindo, perto de vegetais colhidos. Mas apontou como problema outra foto, ao lado desta.

“E do lado dela um senhor negro, alto, sorrindo, sem nenhum dente aqui na boca. Eu chamei o ministro e perguntei: ‘Escuta aqui, por que você colocou essa fotografia desse senhor negro, sem dente? Você acha isso bonito? Cara isso é fotografia para você colocar, representando o Brasil no exterior? O cara sem dente e ainda negro! Você não acha que isso é preconceito?”, disse Lula, em seu discurso.

O presidente ainda afirmou ter lembrado do sambista Joãozinho Trinta: “Quem gosta de miséria é intelectual. Pobre gosta de coisa boa. E eu falei para ele: ‘Você pode anular essa revista, joga essa página fora e faça uma foto de um cara com dente. E resolvi criar o Brasil sorridente”, concluiu o petista.

Na cerimônia, Lula fez a entrega simbólica de 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) a 400 municípios brasileiros. Um investimento de R$ 152 milhões pelo Novo PAC Saúde, que prevê beneficiar cerca de 1,4 milhão de pessoas em todos os estados.

Verifique também

Parabéns ao eterno prefeito de Petrolina, Diniz de Sá Cavalcanti

99 anos de vida servindo a quem mais precisa, assim é seu Diniz Cavalcanti. Filho …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online