Cabrobó realiza Operação Shamar no Agosto Lilás com serviços gratuitos e ações de conscientização

Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o município de Cabrobó promoverá, na próxima quarta-feira (20), a Operação Shamar, uma grande ação de cidadania e prevenção. A iniciativa é organizada pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Secretaria de Defesa Social, Polícia Civil, Polícia Militar, Delegacia da Mulher de Pernambuco, Secretaria da Mulher de Pernambuco e o Governo Municipal de Cabrobó.

A programação terá como ponto central a Praça do Banco do Brasil, a partir das 8h da manhã, oferecendo à população uma série de serviços gratuitos. Entre eles estão: emissão do RG Nacional, segunda via de registro de nascimento, registro de boletins de ocorrência e solicitação de medidas protetivas de urgência.

De forma simultânea, outras ações acontecerão na cidade. Estão previstas palestras educativas nas escolas ETE Professora Maria Amélia e José Caldas Cavalcanti, além de uma capacitação para policiais civis na Câmara de Vereadores, reforçando a prevenção e o combate à violência contra a mulher.

A Secretaria da Mulher também destacou a importância da documentação necessária para emissão do RG. A certidão de nascimento é obrigatória, devendo estar legível e em bom estado. Caso esteja rasurada, danificada ou perdida, será necessário solicitar uma nova via no Balcão de Direitos. Além disso, é preciso apresentar CPF, certidão de casamento (com averbações, em caso de divórcio ou óbito) e o RG antigo, se já possuir.

As orientações variam conforme a idade: crianças de 0 a 11 anos devem estar acompanhadas por um responsável legal com documento oficial com foto; adolescentes entre 12 e 15 anos podem ser acompanhados por parentes; a partir dos 16 anos, já podem solicitar o documento sozinhos. Para maiores de 18 anos que nunca emitiram o RG, será necessário preencher a Declaração de 1ª via no Estado.

O Agosto Lilás em Cabrobó reforça o compromisso coletivo de enfrentar a violência de gênero e garantir cidadania às mulheres. Segundo a organização, será um dia de união de esforços, informação, prevenção e cuidado, em que a população é convidada a participar ativamente.

Ascom – PMC

Verifique também

DNIT adia interdição parcial na Avenida Honorato Viana em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), informa que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

planetsorare.com/pt/ bonus de cassino online