3ª Festa do Umbu, em Parnamirim, alerta para a preservação do fruto

1

246977_231322770214602_1854741_n-vert

Os moradores de Parnamirim, no Sertão pernambucano, participam da ‘Festa do Umbu’, um evento cultural que tem como objetivo alertar sobre a preservação dos umbuzeiros, árvores típicas do semiárido nordestino. A festa, que está na sua 3ª edição, acontece neste sábado (26) e no domingo (27) na Fazenda Floresta, Zona Rural do município. A festividade é gratuita e tem na programação apresentações artísticas, manifestações culturais e distribuição de mudas.

De acordo com o organizador da festa, Lídio Parente, foram convidados artistas da região que vão se apresentar sem cachê. “Foram convidados poetas, repentistas, sanfoneiros e outros músicos, tudo pelo bem da causa. Durante a festa o microfone fica aberto para quem quiser participar. Não tem uma ordem definida, é bem espontâneo”, disse.

A festa tem início às 19h, no sábado. Entre as apresentações previstas estão os cantores Mariano Carvalho, Ébano Nunes e João Emílio. A Família Almeida, que é da Zona Rural de Parnamirim, fará uma apresentação cultural. Ainda sobem ao palco bandas de forró pé-de-serra.

No domingo a programação começa mais cedo, às 8h, com a roda de São Gonçalo. A partir das 10h, o público poderá conferir uma corrida de argolinhas, apresentação de uma banda de pífanos. O fabricante de pífanos, Almir Nunes, produzirá o instrumento no dia. À tarde acontece a roda de sanfoneiros.

O evento encerra com a eleição da Rainha do Umbu, uma novidade desta edição. “A eleição é mais uma forma de chamar a população local para participar da festa. O evento é para sensibilizar sobre a preservação dessa árvore, que é típica, e que está diminuindo. Também para mostrar que o umbu é produtivo, que pode ser exportado, que tem importância econômica e social”, declarou Lídio Parente.

Também foram convidados para festa os fotógrafos do Instituo Revelare, de Petrolina, e alunos e servidores do campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE) que vão distribuir mudas de umbuzeiro e outras plantas nativas e expor produtos derivados do umbu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome